QUIROPRAXIA

Esta técnica tem por objetivo o alinhamento de vértebras da coluna vertebral. É uma técnica não invasiva para o tratamento da coluna, que quando alinhada libera as raízes nervosas que se encontrem comprimidas pelas vertebras ou estruturas adjacentes aos forames de conjunção. Este evento denomina-se pinçamento da raiz nervosa, as quais possuem sua origem na medula espinhal. Esta técnica tem-se mostrado valiosa em tratamentos da hérnia de disco. Porém, também pode tratar diversos outros tipos de sintomas ou doenças orgânicas, e certas desordens articulares, os quais tem sua origem na coluna vertebral. Em geral as pessoas, e mesmo alguns profissionais da área da saúde desconhecem a ampla abrangência de atuação desta terapia. Nós temos por principio básico, que a quiropraxia não é valiosa e duradoura, se esta não for aliada ao tratamento da musculatura a qual afeta diretamente o desalinhamento vertebral do paciente. Com alguma frequência as pessoas sometidas à quiropraxia, pouco tempo depois, volta a sentir os sintomas sentidos anteriormente. Isto nada mais é que a musculatura do paciente que há persistido ainda na mesma postura, volta a deslocar "sub-luxar" a(s) vértebra(s) em questão. Isto acontece porque em quanto os ossos são órgãos passivos, os músculos são órgãos ativos, o que nos leva a deduzir, já que estes músculos se ligam aos ossos, que os ossos da coluna (as vértebras) vão a adotar a postura que a musculatura determinar, tornando a rotar a vértebra em virtude da musculatura permanecer na postura "viciada". Se tratarmos esta musculatura, teremos resultados eficientes e duradouros, permitindo ao paciente se manter aliviado. Tão importante quanto o alivio da dor, e ou os possíveis desordens proveniente do desalinhamento vertebral, é que o paciente tome consciência de seu próprio corpo e passe a entender o porquê está acontecendo isso com ele. Sendo assim ele passará a tomar os cuidados necessários para não recair no problema. A orientação em relação aos cuidados é de plena responsabilidade do terapeuta, já o cuidado, em manter esta melhora com exercícios adequados é responsabilidade do paciente.

Professor: Julio Enrique Sosa Prieto